6 de junho de 2024

E se o Guggenheim fosse em BH?

E se fosse em aqui?
Tempo de Leitura 2 min.

O Museu Guggenheim em Nova York é um museu que exibe artistas dos anos 80 até os dias de hoje, com trabalhos de artistas como Van Gogh e Kandinsky. Ele também possui uma das maiores coleções de obras de arte de Pablo Picasso.

Ele abriu suas portas na localização atual em 1959. Projetado pelo famoso arquiteto Frank Lloyd Wright, o edifício é uma obra-prima por si só. O prédio do Guggenheim é tão único e icônico, que vale a pena passar na frente mesmo que você não vá entrar: foi declarado Marco Histórico Nacional e faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO. Uma das coisas que tornam o edifício especial são os seus círculos; os superiores são muito mais largos que os inferiores. Isso dá um efeito peculiar, quase extraterrestre, ao prédio. Mas você sabia que foram necessários 15 anos e 700 rascunhos para Frank Lloyd Wright criar o museu?

Pois é…. se foi difícil em NY, imagina se o Guggenheim fosse construído em BH?

Se Lloyd Wright fosse projetar esse edifício em BH, provavelmente teria que, pelo menos, respeitar os afastamentos frontais nas duas vias. Mas em NY também não foi fácil não: o arquiteto teve problemas por não respeitar o código de construção e zoneamento de NY. O arquiteto precisou contratar um escritório parceiro para fazer os cálculos de áreas e outros dados que resultaram num projeto legal de 50 pranchas! Foram 4 anos de idas e voltas até o projeto ser finalmente aprovado.

A prefeitura de BH provavelmente também não concederia o alvará de construção por não respeitas os afastamentos frontais obrigatórios, além de não ter guardas corpos nas rampas, mas é sempre bom saber que não é só por aqui que temos que obedecer as regras, né?

Lembrando que é só uma brincadeira, tá? Contamos sempre com estratégias lúdicas para explicarmos melhor como funcionam os parâmetros urbanísticos por aqui. Além disso, obras extraordinárias sempre exigiram flexibilidade e sensibilidade das autoridades locais para o que não cabia nos códigos. Até a próxima!

Fale Conosco

close